terça-feira, 3 de agosto de 2010

Consumo de Energia X Meio Ambiente

Seria impossível falar de energia sem associar o meio ambiente ao tema, pois toda a energia produzida é resultado da utilização e transformação das forças oferecidas pela natureza.
Tudo que existe no universo é alguma forma de energia, ela está presente nas estrelas, no espaço e em todos os planetas. Ocorre uma constante transformação para adequá-la a determinado uso.
Desde o início dos tempos o homem sente necessidade de produzir energia para proporcionar bem-estar pessoal. Para isso propõe-se a procurar cada vez mais novas fontes de energia, o que leva a acarretar danos ao meio ambiente. Os danos causados aumentam de acordo com o aumento do consumo de energia.
O consumo de energia intensifica-se com o passar dos tempos. Como a energia é proveniente da utilização e transformação de forças oferecidas pela natureza, a agressão ao meio ambiente é cada vez maior. Os países que realizam esta transformação e fornecimento consomem sem preocupar-se em reparar os danos causados. A energia é produzida por: * usinas hidroelétricas (água), * usinas térmicas (queima de combustível), * usinas nucleares (fissão e fusão de átomos). A produção descontrolada de energia acarreta em sérios prejuízos ao meio ambiente, modificando a paisagem e o clima. Afeta assim, o ecossistema, a fauna e a flora. O uso racional de energia implica na redução de produção e assim, causa menores danos ambientais.
Inicialmente, o Homem começou a queimar tronco e galhos de árvores para fazer o fogo. Porém somente depois do surgimento da máquina a vapor intensificou-se devastação de florestas.
Quando construímos uma Usina, seja ela Hidroelétrica, Termoelétrica ou Termonuclear, sempre haverá um impacto no meio ambiente, umas menos que outras, mas sempre tendo algum tipo de agressão ao meio ambiente.

Fonte: http://www.geniodalampada.com/index.php?option=com_content&view=article&id=84:consumo-de-energia-x-meio-ambiente-uma-luta-constante&catid=87:gestao-ambiental&Itemid=131

Samara Audibert

Nenhum comentário:

Postar um comentário